Drogas
O que são drogas?
É toda e qualquer substância, natural ou sintética que, introduzida no organismo modifica suas funções; levam a quem as consome à dependência física e psicológica.
O que leva uma pessoa a usar drogas?
Pesquisas recentes apontam que os principais motivos que levam um indivíduo a utilizar drogas são: curiosidade, influência de amigos (mais comum), vontade, desejo de fuga (principalmente de problemas familiares), coragem (para tomar uma atitude que sem o uso de tais substâncias não tomaria), dificuldade em enfrentar e/ou aguentar situações difíceis, hábito, dependência (comum), rituais, busca por sensações de prazer, servir de estimulantes, facilidades de acesso e obtenção e etc.
Quem é causa e quem é consequência do consumo e trafico de drogas?
A questão principal é: usa-se drogas porque elas estão à venda?... Ou vende-se drogas porque existe a procura?... Analise o exemplo abaixo e talvez ele nos ajude a descobrir as respostas corretas:
Imagine um jovem pobre, com pouca instrução, morador de favela, sem perspectivas de bom emprego e que eventualmente passe necessidades. Imagine outro jovem, porém rico, morador de bairro chique e que normalmente tem tudo o que deseja. Aconteceu de um deles se transformar em traficante e do outro se transformar em um viciado. Considerando as características brasileiras, qual dos dois se tornou o traficante?
Parece elementar que foi o jovem que mais precisava de dinheiro, o jovem pobre da favela. Parece compreensível também que o jovem rico tenha se inclinado por prazeres alucinantes, uma vez que já tinha de tudo e poderia estar enfadado dos prazeres comuns. A grande questão é saber quem induz a quem a se envolver com as drogas. Será que foi o jovem pobre, e de pouca educação que convenceu o jovem rico, ou será que foi o jovem rico e de muita educação que convenceu o jovem pobre?
A segunda questão é: Considerando a realidade brasileira, que tipo de influência um traficante de favela poderia exercer sobre famosas atrizes, cantores e personalidades artísticas em geral, levando-os ao vício e a dependência?... Seria, amostras grátis?... Quem realmente procura quem?...
Se a dependência química é uma necessidade incontrolável e, por isso, merece compreensão, então o que merece a dependência de alimento dos favelados?
É verdade que um viciado sem drogas sente dores, mas um faminto sem alimentos sente a morte. A qual dos dois devemos compreender por se envolver com drogas?... Ao que vende para alimentar a si e sua família, ou ao que consome, irresponsavelmente, para deliciar a si mesmo?
É importante lembrarmos que a população pobre da favela não dispõe de muitas alternativas para se sustentar. Na realidade, a grande maioria tem que se sujeitar aos míseros trabalhos, lícitos ou ilícitos, que a população de posses lhes oferece ou lhes encomenda.
Portanto, precisamos combater o problema das drogas sem tratar os consumidores adultos como “coitadinhos”. Eventualmente eles podem ser vítimas, mas, na maioria das vezes eles são a causa da existência e do comércio de drogas. Se eles não consumissem, pagando altos preços, não existiria droga nenhuma sendo fabricada ou comercializada. (Até mesmo os grandes traficantes são consequência e não causa). Por isso, temos que estabelecer adequada punição para todos (para quem vende e para quem compra). Assim, seremos bem-sucedidos neste combate e reduziremos causas e consequências. Ser tolerante com os drogados pode até ser importante para sua recuperação pessoal. Entretanto, discipliná-los adequadamente é muito mais importante para toda a sociedade.
Em função da dificuldade prática, de se saber quem é traficante e quem é consumidor, temos que formular uma punição compatível com a desobediência de ambos.
(autor: Valvim M Dutra /Extraído do capítulo 9 do livro Renasce Brasil)
(origem: http://www.renascebrasil.com.br/f_drogas.htm)
(autor: desconhecido)
(origem: http://www.webbrasilindigena.org/wp-content/gallery/campanhas/drogas.jpg)
Texto pessoal
Drogas são substâncias que causam alterações no organismo quando ingeridas.
Todos dizem que as drogas tem a ver com a favela, mas não é só com ela. O tráfico de drogas esta ligado a todos os tipos de classes sociais. Os pobres que geralmente vivem nas favelas, que precisam de dinheiro se tornam traficantes para poder sobreviver, mas como eles ganham dinheiro com isso? Vendendo para outros pobres é que não é. As pessoas que tem uma situação financeira melhor (de classe média ou superior) são quem influenciam e quem “sustentam” o tráfico comprando as drogas e se tornando viciados.
Para impedirmos o TRÁFICO precisamos concientizar as pessoas, os jovens de hoje dos males das drogas para não usarem-as e virarem dependentes, viciados no futuro e fazer com que as pessoas que utilizam drogas pararem de usar, pois com isso, não haverá dinheiro para bancar o tráfico, dando um fim nisso de uma vez por todas.
(autor: Júlia)
(origem: Blog Instant Info)
(post: Júlia)
3 de jul. de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Interessante!
ResponderExcluirIsroberta