24 de out. de 2010

O que é democracia?

Democracia é uma palavra de origem grega,(demo=povo e kracia=governo). È um regime politico, um meio de governar mais justo, que estimula debates, discussões sobre assuntos e decisões a tomar pelo país, em que o povo tem participação. Ela garante os deveres e também (diferente da ditadura) os direitos do povo que são: os direitos políticos com as eleições secretas e diretas (onde o povo escolhe seus representantes), a formação de partidos políticos..., os direitos civis, que garantem a liberdade de expressão, o livre acesso a informação, ser julgado quando for incriminado por algo, etc., os direitos sociais com a educação, saúde e emprego.
(autor: Júlia)
(origem: Blog Instant Info)


Texto comprovando a garantia de um direito politico

O mistério de Marina
21 de outubro de 2010 | 0h 00

No domingo passado, após reunião plenária em São Paulo, o Partido Verde (PV) desfraldou a imaterial bandeira da neutralidade. A agremiação não apoiará nem Dilma nem Serra no segundo turno. Fleumático em meio à guerra aberta da campanha, o PV quis ser também magnânimo e, do alto de sua olímpica ataraxia eleitoral, "liberou" seus filiados para se bandearem para o lado que bem quiserem. Feldmann e Gabeira, por exemplo, acharam lugar no poleiro dos tucanos, apesar das bicadas selvagens tão características daquele ninho. Alguns outros cerraram fileiras no rousseffismo de resultados, apesar dos meios pouco ecológicos que ali prosperam. Entre as tantas lições inusitadas da atual disputa, há agora esta: até mesmo o verde pode cair de podre.


Marina, diferentemente de seus correligionários, não foi para um lado nem para o outro. Não caiu de podre. Não caiu no colo do PSDB e também não caiu na armadilha do rousseffismo. Ficou na dela. Impassível, embora sorridente, invocou a garantia constitucional da inviolabilidade do voto: "O voto é secreto e para manter a minha independência no processo político vou reservar esse direito de eleitora." Em miúdos: o voto da candidata à Presidência da República que conquistou 20% do eleitorado agora é segredo. Ela não conta a ninguém. Mantê-lo assim, à sombra de seu mistério, é seu direito.
(autor: Eugênio Bucci)
(origem: http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20101021/not_imp627749,0.php)


Texto Pessoal

Os direitos políticos são a forma como os cidadãos podem participar, interferir no governo, e são eles o direito de formação de partidos políticos, perda e suspensao dos direitos politicos, regras de inelegibilidade, os sistemas eleitorais e o voto secreto e direto.
O texto acima é sobre o partido verde que "..."liberou" seus filiados para se bandearem para o lado que bem quiserem", a apoiarem quem desejam (que é um direito politico) e também comprova o direito politico do voto secreto, quabdo relata que Marina matem seu voto em segredo.
(autor: Júlia)
(origem: Blog Instant info)
Post: Júlia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário