19 de jun. de 2010

Capitais do Brasil

Rio de Janeiro

No dia 1º de janeiro de 1502, navegadores portugueses avistaram a Baía de Guanabara. Acreditando que se tratava da foz de um grande rio, deram-lhe o nome de Rio de Janeiro, dando origem ao nome da cidade. O município em si foi fundado em 1565 por Estácio de Sá, com o nome de São Sebastião do Rio de Janeiro, em homenagem ao então Rei de Portugal, D. Sebastião.
Duzentos anos adiante, em 1763 o Rio de Janeiro tornou-se a capital do Brasil, título que manteve até 1960, quando foi inaugurada Brasília, a atual capital do país.
Devido às guerras napoleônicas, a família real portuguesa transferiu-se, em 1808, para o Rio de Janeiro, onde em 1815 o Príncipe Regente D. João VI foi coroado Rei do Reino Unido do Brasil, Portugal e Algarves, um fato histórico que foi da maior importância para os rumos da Nação Brasileira.
Com a mudança da Família Real Portuguesa para o Brasil, em 1808, no contexto da Guerra Peninsular, a cidade do Rio de Janeiro foi muito beneficiada com várias reformas urbanas para abrigar a Corte portuguesa. Dentro das mudanças promovidas destacam-se: a transferência de órgãos de administração pública e justiça, a construção de novas igrejas, hospitais, quartéis, a fundação do primeiro banco do país, o Banco do Brasil, a criação da Imprensa Régia, com o primeiro jornal oficial do País, a Gazeta do Rio de Janeiro e da Intendência Geral de Polícia da Corte e do Estado do Brasil. Nos anos seguintes também surgiram o Jardim Botânico, cursos de Medicina e Cirurgia em Salvador (hoje Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia) e no Rio de Janeiro (hoje Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro), a Biblioteca Real (hoje Biblioteca Nacional) e a Academia Real Militar, antecessora da atual Academia Militar das Agulhas Negras.
(origem: google)
(autor: desconhecido)

Texto pessoal
A formação da cidade do Rio de janeiro que teve inicio com o nome São sebastião do Rio de janeiro por Estacio de Sá que deu este nome em homenagem ao Rei de Portugal, D. sebastião.Em 1763 até 1960 o Rio de janeiro tornou-se a capital do Brasil. Com a mudança da Familia Real Portuguesa para o Brasil, a ciadde do Rio de Janeiro foi muito beneficiada com varias reformas urbanas para abrigar a familia Real Portuguesa.Com a proclamação da República, logo ocorreram problemas políticos que foram, com o tempo, lhe retirando a grandeza e o destaque conseguidos durante o Império.
O estado perdeu sua força política para São Paulo e Minas Gerais, com o declínio na produção de café, depois de ter sido durante anos o centro político do país.
Em 1960, a capital do Brasil se transfere para Brasília.
(autor: Milena)
(origem: Blog Instant Info)


(origem: google)
(autor :desconhecido)

(post: Milena)

Nenhum comentário:

Postar um comentário