20 de jun. de 2010

Participação Popular - Conjuração Baiana

Os revoltosos pregavam a libertação dos escravos, a instauração de um governo igualitário (onde as pessoas fossem vistas de acordo com a capacidade e merecimento individuais), além da instalação de uma República na Bahia e da liberdade de comércio e o aumento dos salários dos soldados. Tais idéias eram divulgadas sobretudo pelos escritos do soldado Luiz Gonzaga das Virgens e panfletos de Cipriano Barata, médico e filósofo.
Em 12 de Agosto de 1798, o movimento precipitou-se quando alguns de seus membros, distribuindo os panfletos na porta das igrejas e colando-os nas esquinas da cidade, alertaram as autoridades que, de pronto, reagiram, detendo-os. Tal como na Conjuração Mineira, interrogados, acabaram delatando os demais envolvidos.

Um desses panfletos declarava:

"Animai-vos Povo baiense que está para chegar o tempo feliz da nossa Liberdade: o tempo em que todos seremos irmãos: o tempo em que todos seremos iguais."
Durante a fase de repressão, centenas de pessoas foram denunciadas - militares, clérigos, funcionários públicos e pessoas de todas as classes sociais. Destas, quarenta e nove foram detidas, a maioria tendo procurado abjurar a sua participação, buscando demonstrar inocência.

Finalmente, no dia 8 de Novembro de 1799, procedeu-se à execução dos condenados à pena capital, por enforcamento, na seguinte ordem:

soldado Lucas Dantas do Amorim Torres;
aprendiz de alfaiate Manuel Faustino dos Santos Lira;
soldado Luís Gonzaga das Virgens; e
mestre alfaiate João de Deus Nascimento.
O quinto condenado à pena capital, o ourives Luís Pires, fugitivo, jamais foi localizado. Pela sentença, todos tiveram os seus nomes e memórias "malditos" até à 3a. geração. Os despojos dos executados foram expostos da seguinte forma:

a cabeça de Lucas Dantas ficou espetada no Campo do Dique do Desterro;
a de Manuel Faustino, no Cruzeiro de São Francisco;
a de João de Deus, na Rua Direita do Palácio (atual Rua Chile); e
a cabeça e as mãos de Luís Gonzaga ficaram pregadas na forca, levantada na Praça da Piedade, então a principal da cidade.
Esses despojos ficaram à vista, para exemplo da população, por cinco dias, tendo sido recolhidos no dia 13 pela Santa Casa de Misericórdia (instituição responsável pelos cemitérios à época do Brasil Colônia), que os fez sepultar em local desconhecido.

Os demais envolvidos foram condenados à pena de degredo, agravada com a determinação de ser sofrido na costa Ocidental da África, fora dos domínios de Portugal, o que equivalia à morte. Foram eles:

José de Freitas Sacota e Romão Pinheiro, deixados em Acará, sob domínio holandês;
Manuel de Santana em Aquito, então domínio dinamarquês;
Inácio da Silva Pimentel, no Castelo da Mina, sob domínio holandês;
Luís de França Pires em Cabo Corso;
José Félix da Costa em Fortaleza do Moura;
José do Sacramento em Comenda, sob domínio inglês.
Cada um recebeu publicamente 500 chibatadas no Pelourinho, à época no Terreiro de Jesus, e foram depois conduzidos para assistir a execução dos sentenciados à pena capital. A estes degredados acrescentavam-se os nomes de:

Pedro Leão de Aguilar Pantoja degredado no Presídio de Benguela por 10 anos;
o escravo Cosme Damião Pereira Bastos, degredado por cinco anos em Angola;
os escravos Inácio Pires e Manuel José de Vera Cruz, condenados a 500 chibatadas, ficando seus senhores obrigados a vendê-los para fora da Capitania da Bahia;
José Raimundo Barata de Almeida, degredado para a ilha de Fernando de Noronha;
os tenentes Hermógenes Francisco de Aguilar Pantoja e José Gomes de Oliveira Borges, permaneceram detidos por seis meses em Salvador;
Cipriano Barata, detido a 19 de Setembro de 1798, solto em Janeiro de 1800
(autor: desconhecido)
(origem: Wikipédia)

Texto Pessoal

A conjuração baiana foi um grito da população em busca de liberdade, em busca de um governo igualitário, e da libertação dos escravos.Essa revolta, diferente da incofidêcia mineira, era uma revolta de "pobres" e negros, que buscavam o fim da escravidão. Por terem a ousadia de tocar nesse tema, Portugal buscou trazer ao povo o esquecimento dessa revolta, motivo pelo qual hoje, por exemplo nós não sabermos quem foi João de Deus Nascimento.
(auto:Luara)
(origem: Blog Instant Info)
(post:Luara)

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